T

A Punto Qpack é uma empresa empenhada em respeitar o ambiente com uma vasta gama de embalagens biodegradáveis e compostáveis, sacos ecológicos com certificados sustentáveis, copos de cartão sem plástico e loiça descartável 100% reciclável.

cuidamos_el_medio_ambiente%20(1).png

Pioneiros na introdução de embalagens de fibra compostável

Há mais de 20 anos que servimos as empresas do sector HORECA com embalagens de qualidade que melhor se adaptam a cada um dos nossos clientes, ajudando-os a apresentar os seus produtos de forma diferenciada.

Procuramos as melhores soluções ecológicas e alternativas sustentáveis com embalagens compostáveis para comida takeaway feitas de fibra de cana-de-açúcar, folha de palmeira, madeira e bambu. Para além disso, utilizamos louça descart ável amiga do ambiente, como palhinhas de papel, pratos de cartão e fibra, talheres e agitadores de madeira, etc.

onde reciclar os nossos copos biodegradáveis?

Descubra a melhor forma de eliminar os nossos copos de café de cartão para uma gestão adequada dos resíduos. Para mais informações sobre a gestão de resíduos em cada país, contacte:

  • Ecoembes (Espanha)
  • Ponto Verde (Portugal)
  • Eco-Emballages (França)
  • Adelphe (França)

qual é o regulamento europeu que proíbe os plásticos de utilização única a partir de 2021?

A partir de 3 de julho de 2021, a UE declarou restrições à colocação no mercado e à comercialização de talheres, pratos, palhinhas, agitadores de bebidas de qualquer tipo de plástico, tabuleiros e recipientes de porex, a fim de reduzir o impacto excessivo deste tipo de resíduos no ambiente.

Com a entrada em vigor deste regulamento, a UE declara harmonizadas as especificações de marcação:

Os copos de bebidas de cartão e de papel feitos parcialmente de plástico devem ostentar a seguinte marcação impressa. Podem ser copos de papel revestidos com PE, PLA, bioPBS, etc.

logo plastic in product.png

Os copos para bebidas frias feitos inteiramente de plástico devem ter o seguinte logótipo impresso por defeito. Será dada preferência a copos feitos de PP, PET, PS, PLA e rPET.

No que respeita às garrafas PET, serão impostos requisitos de conceção a partir de 3 de julho de 2024, segundo os quais as tampas e cápsulas devem permanecer fixas ao recipiente (até 3 litros de capacidade). Além disso, a partir de 2025, entre 25% e 30% das garrafas terão de ser feitas de plástico reciclado rPET.

Para reduzir o consumo, os Estados-Membros adoptarão as medidas necessárias para alcançar uma redução ambiciosa e sustentada do consumo de produtos de plástico de utilização única até 2026, em comparação com 2022 (redução de 50% em Espanha).

Utilizamos matérias-primas certificadas

Estamos comprometidos com o ambiente e isso reflecte-se nos nossos produtos.

O PEFC trabalha para promover boas práticas de gestão florestal e garantir que a madeira é produzida de acordo com os mais elevados padrões ecológicos, sociais e éticos.

O Forest Stewardship Council® dedica-se a promover uma gestão florestal responsável em todo o mundo. O FSC® ajuda a cuidar das florestas para as gerações futuras.

qual é o código de cores para a reciclagem de resíduos?

  1. Resíduos amarelos: Embalagens de plástico, garrafas e metal.
  2. Resíduos verdes: Vidro e vidro.
  3. Resíduos azuis: Papel, cartão, revistas e jornais.
  4. Resíduos pretos: O resto, resíduos orgânicos.

qual é a diferença entre embalagens biodegradáveis e compostáveis?

  1. As embalagens biodegradáveis são embalagens que se degradam em contacto com o ambiente, mas não têm de ser compostáveis. Uma embalagem biodegradável pode decompor-se nos seus elementos químicos constituintes devido à ação de agentes biológicos, como plantas, animais, microrganismos e fungos, em condições ambientais naturais; ou seja, pode decompor-se em nutrientes e biomassa, em condições que ocorrem normalmente na natureza. Seguindo essa definição, qualquer produto é biodegradável, mas o que é realmente importante para o meio ambiente é o tempo em que esse material se degrada.
  2. As embalagens comp ostáveis são biodegradáveis, mas também são compostáveis, ou seja, degradam-se em contacto com outros resíduos orgânicos e transformam-se em composto ou fertilizante. As embalagens compostáveis são embalagens que se podem biodegradar por ação microbiológica num curto período de tempo e sem deixar resíduos visíveis ou tóxicos. A chave é que os prazos são encurtados: para ser considerado compostável, um material deve biodegradar-se ao mesmo tempo que outras matérias orgânicas que chegam a uma unidade de compostagem.

o que é o rótulo "OK biodegradável" da AIB Vinçotte?

Criado em 2009, este rótulo mede a quantidade de carbono proveniente de fontes renováveis em relação ao carbono fóssil num material, a fim de valorizar os produtos provenientes de fontes renováveis. De acordo com o tipo de matérias-primas renováveis (% bio) de um produto, este pode ser certificado com 1 estrela bio, 2 estrelas bio, 3 estrelas bio ou 4 estrelas bio

o que é o rótulo AIB Vinçotte "OK Compost"?

É um rótulo europeu emitido pela agência belga AIB Vinçotte que garante que os componentes de um produto podem ser compostados numa área de compostagem industrial ou profissional, sem qualquer efeito prejudicial sobre a qualidade do composto. Quando chega o momento da decomposição, é necessária a temperatura mais elevada possível (superior a 55°C). Existe um rótulo Compost Home que garante que os componentes do produto podem ser compostados num compostor privado ou num tambor. Se o processo de compostagem correr bem, o produto decompõe-se em vários meses.

o que é o rótulo DIN CERTCO?

É um rótulo europeu emitido pela agência alemã Din Certco, que é equivalente à norma europeia EN 13432 e diz respeito à biodegradabilidade e à compostabilidade.

o que é o rótulo ecológico europeu?

Criado em 1992, o rótulo ecológico europeu é o único rótulo oficial que pode ser utilizado em todos os Estados-Membros da União Europeia. Atualmente, é utilizado principalmente em produtos de limpeza doméstica.

o que é a norma europeia EN 13432?

É uma norma relativa a embalagens e resíduos de embalagens. Esta norma define e define as características das embalagens e dos produtos avaliados em termos de biodegradação e compatibilidade. Baseia-se em 5 aspectos:

  • Compostabilidade.
  • Biodegradabilidade.
  • Desintegrabilidade.
  • Qualidade do composto final.
  • Ecotoxicidade.

o que é o "Ponto Verde"?

O rótulo "Ponto Verde" significa que a empresa contribuiu para uma organização de reciclagem autorizada, mas não significa que o produto seja reciclado.

o que é que PLA e PSM significam?

O PLA e o PSM são resinas vegetais sintéticas derivadas do amido. PLA é a abreviatura de ácido poliláctico que resulta da fermentação do açúcar com amido. É um material transparente e resistente. É uma das alternativas naturais ao polietileno, 100% biodegradável e compostável. O PSM é um polímero de amido sólido, resistente ao micro-ondas, 100% biodegradável e compostável.

o que é o rótulo ambiental NF?

Criado em 1991, o rótulo exige certos critérios de elegibilidade relativos a materiais altamente tóxicos utilizados pelas indústrias mais tradicionalmente poluentes (tintas, vernizes, mobiliário e indústria de sacos).